O papel da educação e acontecimentos
Reflexões, que acaso concorde, multiplique o pensamento.
"Tenho me angustiado ao ver o jogo de interesses que na maioria das vezes, estão sobrepostos aos interesses públicos, neste caso, do povo gaúcho, já tão alijado de seus direitos e para nossa tristeza, em detrimento de interesses da população e pelos jogos de manutenção do poder.
Fico analisando o que leva um ser humano a violentar as pessoas que o fizeram seus representantes, o que leva uma pessoa de inteligência privilegiada a galgar os mais altos postos de comando e a mudar seu discurso ou fazer da sua prática diferente ao que se propôs a fazer?
Analiso e busco uma resposta às questões, não raras, a que somos convidados a responder como educadores, quando nossos alunos e seus pais se deparam com esta postura tão contraditória entre o que preceitua a legislação, por exemplo, e a prática de nossos representantes.
Existe uma pergunta que com certeza perturba ainda mais aqueles educadores que sabem a importância de sua ação: O que fizemos de errado se educamos a todos eles? E para responder a esse questionamento me reporto a uma mensagem que muitos colegas conhecem, de autor desconhecido, e que foi, segundo falam, encontrada escrita em uma parede de um campo de concentração nazista ao final da Segunda Guerra que diz
"Texto de Cleusa Werner":
“... Os meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades..." Meu pedido é: ajudem seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas..."
Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Escola são necessárias? Profa. Ilse
Nenhum comentário:
Postar um comentário